O mundo antigo: fadado aos padrões estéticos sociais

Marcadores:




            Pessoas, pessoas, pessoas, já que é dia internacional da mulher, estoy acá para trollar esta porra. Sendo direto, para desmitificar a figura feminina mais famosa de todos os tempos: Cleópatra. Mas, adianto que é uma trollada livre de intenções machistas e conservadoras. Pelo contrário, ao final verão uma mensagem a favor da mulherada, um aprendizado manjado, mas que ainda não foi assimilado pela civilização.

            Então vamos lá. Essa é a imagem de Cleópatra que você sempre teve em mente:


 Uma mulher branca, linda, sedutora, serena e traiçoeira. Historicamente, a rainha do Egito ficou conhecida por ter sua beleza como ferramenta fundamental.

BLÁ!

            A antropóloga britânica Joyce Tyldesley, dedicada a eliminar a maioria dos mitos historiográficos sobre o Egito, discorda profundamente. Essa, após sucessivas pesquisas que deram origem a um livro – Cleópatra, a última rainha do Egito –, corajosamente afirmou: "Há registros onde dizem que ela tinha nariz pontiagudo e queixo bem grande. Ademais, é muito provável que tenha sido negra, já que sua ascendência materna viria do norte da África e a paterna da Macedônia. E os banhos de leite, não acredito que tenham existido um dia, foi somente história vendida pelo cinema."

            Já viram uma moeda egípcia? A foto a seguir concerne ao período o qual Cleópatra governou o Egito:


            Outra britânica, essa egiptóloga, conseguiu montar uma representação 3D do rosto da digníssima governante egípcia e o resultado não foi o de uma mulher maravilhosa no que diz respeito aos padrões estéticos.


            Em suma, vamos parar com a palhaça. Aos homens que vivem achando que mulheres de valor são somente aquelas que carregam consigo a beleza estética – ou os traços definidos pela sociedade como padrões que, convenhamos, é disfarçadamente racista –, fiquem com suas mãozinhas, afinal, é o que merecem. Às mulheres que tentam incessantemente conquistar essa figura padronizada socialmente, cuidado, talvez não valha a pena. Oras, vejam só: Cleópatra pode ter sido feia e mesmo assim governou o Egito (Olha a Dilma, pow! #taparei). Peço a todos uma reflexão sobre nossas visões sócias. A mulherada tem muito mais a oferecer do que um simples rostinho bonito.

            Deixo assim, minha contribuição. Mostrem a todos o quão talentosas e competentes são, mulheres. \o/


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente Exponha, Externe.