Ateísmo E Religião

Marcadores: ,



      Eu em minhas normais condições de juízo, isso há uns 2 anos atrás escrveria no título: "Ateísmo x Religião" e ia xingar muita gente nesse post, mas não sei, talvez aquele ambiente do curso de História e a responsabilidade/maturidade que tenho hoje em dia me fez colocar "Ateísmo E Religião". Antes quero reforçar o que muito já foi dito, "vivemos em um país com enorme diversidade", seja ela racial, cultural, e a que está em questão aqui é a religiosa. Reforço também que cada um se organiza e se expressa como quer, temos esse direito.
      Sou ateu, só pra constar (denovo), nunca escondi isso das pessoas que me rodeiam e minha vida não muda por causa disso. Ao contrário do que muitos pensam, eu respeito a crença delas, meu problema é que eu amo discutir religião (acho que discussões são importantes para fortalecer seu argumento), mesmo sabendo que nunca convencerei ninguém a abandonar sua crença. Odeio igrejas por muitos motivos, mas principalmente pelo papel alienador que ela exerce, mas não é disso que quero falar, estou explicitando isso para que não tenham uma visão tão preconceituosa sobre mim.
      Quero falar que os ateístas hoje, em sua maioria estão se contradizendo bastante em seus discursos. Primeiro pedem respeito. Mas acabam não respeitando as outras pessoas que tem uma religião. Adianto que na minha humilde opinião, religiões não merecem respeito, seu passado e presente dizem porquê, mas a sociedade me obriga a tentar respeitá-las, mas voltando, não devemos manter esse discurso do respeito, pois além de não exercermos tal, este não seria interessante para nós. Traduzindo: Nós não queremos respeito, mas somos hipócritas e dizemos ao contrário. Criticamos tanto as Testemunhas de Jeová, que daqui há algum tempo sairemos nas portas assim ó: "Senhor, quer ouvir as palavras de Darwin?"
      Isso acaba virando um círculo vicioso e não me importa quem começou isso. Grosseiramente exemplificando, se um ateu altera sua voz contra um cristão, ele alega perseguição religiosa, se acontece o contrário, o ateu vai correndo para o Facebook e escreve no mural da ATEA sua história falando do "preconceito" que sofreu. Estamos agindo como religiosos e por causa do mesmo ser imaginário.
      Temos o direito de nos expressar, de nos organizar, digo mais, creio que o ateísmo é o próximo passo da evolução humana, se for necessário bater na porta alheia pregando Darwin para isso, bom, que seja, mas devemos tomar cuidado para não dar ao ateísmo uma índole religiosa, pois isso quebraria com todo o nosso discurso anti-religioso (ah, vá). E religião é um perigo.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente Exponha, Externe.