Porque Não Ir À Igreja

Marcadores: ,


   
      A ideia inicial era falar sobre a igreja de um modo geral, falando de sua linda história cheia de paz e harmonia. Mas estão me achando meio radical por causa do meu post passado, então resolvi falar basicamente dos meus motivos para não ir a uma "Casa de Deus".


      Pra começar, não vejo sentido em cultuar um deus que foi imposto a nós, aos nossos antepassados nativos, a crença deles foi esquecida para dar lugar a dos invasores europeus, e isso não foi feito de forma pacífica, pessoas morreram nessa brincadeira. Mas na história da igreja (católica sobretudo) mortes são normais, né? Será que temos noção do tanto de gente que morreu graças a Inquisição? E as mulheres eram os alvos principais nisso tudo, morriam apedrejadas, afogadas, e de diversas e criativas formas de pena de morte. Tudo em nome de Deus.

      Percebam que a igreja é também um meio forte de alienação, junto com o futebol, a internet e a toda poderosa televisão. Pô, todo mundo que eu conheço vê TV, quase todos gostam de futebol, e quase todos acessam a internet. Já não basta isso não? Você ainda tem que ir pra igreja? Mas tudo bem, vamos manter a ética e respeitar sua posição. E admirar sua solidariedade dando 10% do seu salário pra Deus, pra reforma, para um lugarzinho no céu... Meu filho, eu sou pobre, tenho que tirar xerox pra estudar senão eu me lasco.
      Concluindo, não dá pra ignorar o passado sanguinário, machista e arbitrário da igreja, baseado em ilusões e ameaças para com seus fiéis (se opõe pra ver se tu não é herege?), nem o presente baseado nos métodos capitalistas de exploração, alienação e desigualdade.
                                                                              Mateus Britto

2 comentários:

  1. Eu gosto de futebol, e não vou à igreja.

  1. Mas você não pode confundir a instituição Igreja e as Religiões com Deus, ambos estão ligados, mas Deus condena tudo isso tá?

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente Exponha, Externe.